Veja dicas de sonorização ambiente para espaços comuns de condomínios

Tempo de leitura: 3 minutos

A implementação de um bom sistema de sonorização ambiente é sempre um desafio. Por isso, quem lida com projetos residenciais e corporativos deve se manter atualizado quanto às tecnologias disponíveis para essa demanda.

Fazendo isso, esses profissionais estarão aptos a atender com eficiência e segurança aos mais variados pedidos e oferecer o que houver de mais moderno no segmento de sonorização. Incorporando esse diferencial aos seus projetos o seu nome, certamente, será reconhecido por clientes e colegas.

Se você trabalha com engenharia e arquitetura precisa conhecer as vantagens da sonorização de espaços comuns em condomínios. Confira também as nossas dicas de como implementar esse sistema para incrementar a comunicação e o lazer em todos os ambientes.

As vantagens

Além de levar a alegria da música aos espaços compartilhados, como salão de festas e áreas de lazer, a sonorização auxilia na interação entre moradores, administradores e funcionários do condomínio.

Isso acontece devido à possibilidade de comunicação instantânea de qualquer evento ou procedimento interno, otimizando dessa forma, a segurança de todos.

Agora, acompanhe as dicas para garantir a satisfação de todos os moradores com a sonorização ambiente!

Prepare cada ambiente para receber a sonorização

Os ambientes comuns do condomínio devem ser convidativos e agradáveis para todos os moradores. Dito isso, é importante que o sistema de sonorização seja adaptado a cada local.

Essa providência visa atender aos propósitos de lazer e confraternização entre os moradores, sem prejudicar ou perturbar a paz dos condôminos. Veja alguns cuidados necessários!

Sonorização em salão de festa, brinquedoteca e academia

Nesses ambientes fechados, é necessário evitar a entrada de sons externos e a propagação do som para o exterior. Para esse propósito, é aconselhável tomar as seguintes providências:

  • instalação de revestimento acústico com materiais absorventes no teto e paredes para evitar a reflexão do som e a necessidade das pessoas elevarem a voz;

  • colocação de janelas e portas mais espessas para manter o som dentro do recinto e evitar a entrada de sons externos.

Sonorização em áreas abertas

A implementação de som em áreas abertas como churrasqueiras e pátio deve atender ao regulamento do condomínio. Deve-se levar em conta o tamanho do e a distância em que ele se encontra da área residencial.

Garanta a boa qualidade do som

Alguns itens e cuidados são necessários para garantir um som de boa qualidade. Confira alguns deles!

Quantidade de caixas de som

A quantidade de caixas vai depender das dimensões do espaço disponível. O ideal é que elas fiquem de 4 a 8 metros de distância uma da outra.

Altura e inclinação das caixas

A altura para a instalação das caixas deve ser de aproximadamente 2,5 metros. Já a inclinação das mesmas deve formar um ângulo entre 30 e 45 graus com a parede.

Altura do teto e formato do recinto

O formato quadrado deve ser evitado e o quanto mais alto for o teto, mais próximas umas das outras as caixas devem ficar.

O uso de materiais que ajudam na acústica

Alguns artigos, como tapetes, cortinas e painéis, ajudam a absorver o som na ida e no retorno, melhorando a qualidade do mesmo. Já as plantas auxiliam na difusão do som e se colocadas na frente de paredes lisas evitam que ao incidir sobre as mesmas ocorra reflexão sonora.

Enfim, também no caso da sonorização ambiente, onde a tecnologia de ponta é sempre bem-vinda a automação residencial veio para ficar. Afinal, todos querem ouvir um som de alta qualidade, que agrade aos ouvidos mais exigentes.

Vale lembrar que uma boa parceria por ocasião da implantação desse sistema, vai fazer toda a diferença para a excelência de seu trabalho. Dessa forma, você facilitará o cotidiano, além de garantir a tranquilidade e o sucesso das confraternizações no condomínio.

Gostou das nossas dicas sobre a sonorização ambiente e quer incorporar esse diferencial nos seus projetos o quanto antes? Então, entre em contato conosco e conheça todos os benefícios da automação residencial e corporativa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *