Instalação de Home Theater: saiba quais são as distâncias ideais

Tempo de leitura: 3 minutos

Já faz alguns anos que os Home Theater chegaram no mercado. No início, conquistaram grande número de usuários, mas isso foi caindo, principalmente, devido à qualidade de instalação do aparelho.

Aqui, vamos dar algumas dicas para acabar com esse problema. Portanto, continue a leitura e descubra como fazer uma boa instalação de Home Theater.

O que é?

O Home Theater, quando instalado corretamente, funciona como uma sala de cinema em sua casa. Mas, para atingir esse objetivo, deve-se tomar cuidado no processo de instalação, tornando a acústica perfeita com o ambiente.

Como é a instalação?

O primeiro passo para uma perfeita instalação é observar a sala: o acústico do ambiente contribui com metade do potencial sonoro, por isso, deve-se tomar cuidado com a colocação da mobília e do aparelho.

Remova tudo que faça barulho e feche a porta. Controle a luz, deixando o ambiente escurecido e aconchegante — assim, evitará reflexos causados na televisão, ajudando principalmente em salas com TV 3D.

O canal central deve ser posicionado no meio do local, pois normalmente é o responsável pelos principais diálogos. Não é preciso fazer um alto investimento na área, salas com fotos ou livros ajudam na recepção e um ambiente vazio será prejudicial, causando ecos.

Local para sentar

É necessário ficar ligado em alguns itens durante a compra do assento para uma sala com Home Theater, procure por materiais não muito altos, pois poderão bloquear a passagem do som.

As poltronas não devem ser colocadas próximas dos alto-falantes e nem das paredes, já que interrompem o caminho das ondas sonoras.

Televisão ideal

A TV escolhida deve abranger o espaço e ser nítida. Existe um cálculo para definir o tamanho ideal: meça o espaço entre o assento central e a tela — em polegadas — multiplicando o valor por 0.84, este será o tamanho máximo indicado para a televisão.

No Brasil apenas a LG e a Panasonic possuem modelos com som aprovados pela THX — empresas referência na área.

Som

No momento da instalação de Home Theater, é importante ser cuidadoso para deixar o som uniforme em todo o ambiente — não tenha medo de fazer testes, pois é assim que descobrirá a melhor posição. O aplicativo para smartphones Ruído Rosa ajuda a perceber variações de som ao longo da sala.

Não coloque os alto-falantes direcionados para os ouvidos, o ideal é deixar em ângulos de 45 a 60 graus, e as caixas da frente devem ser colocadas a 5/8 da altura da TV, dando a impressão que o som está saindo da boca do personagem.

Subwoofer

O aparelho serve para a emissão dos tons graves. Eles não são direcionados, então o equipamento pode ser colocado em qualquer lugar da sala, desde que esteja no chão, e não sobre algum móvel, pois a sua vibração provoca ruídos — evite colocar no canto da sala ou no meio de paredes.

Calibragem

Os dispositivos saem de fábrica com a capacidade de reproduzir os mais diversos sons. Comprar um otimizador é barato e ajuda na sua experiência. Verifique se a TV está processando a imagem de forma adequada, com essas dicas o som vai ficar perfeito.

Gostou das nossas dicas sobre instalação de Home Theater? Então, siga-nos nas redes sociais e confira o melhor conteúdo para você ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *