Conheça 4 dicas para fazer a apresentação de projeto aos clientes

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Depois de muito esforço e dedicação, seu projeto ficou pronto. Agora, é hora de apresentá-lo para o cliente e tentar ao máximo superar suas expectativas.

O problema é que, ainda que seu projeto apresente um conteúdo de excelência, ele pode não convencer o cliente se não for explicado da maneira adequada. Por isso, é preciso estar atento a alguns fatores para se preparar bem.

Quer fazer com que sua apresentação de projeto seja um grande sucesso? Estude-o bastante e siga estas 4 dicas essenciais para conquistar esse objetivo!

1. Seja sempre claro e objetivo

O cliente geralmente quer saber logo de uma vez como seu projeto vai ajudá-lo a resolver suas questões. Portanto, não “enrole” na apresentação.

Por mais que ele entenda os termos técnicos, procure utilizar palavras simples na construção de frases. Isso ajuda na compreensão e também evita o surgimento de muitas dúvidas.

Elabore bons argumentos e, se houver tempo, detalhe o processo de pesquisa, para que fique claro como você chegou àquela solução. Isso mostra que você é competente e sabe o que está fazendo.

2. Utilize softwares e programas de realidade virtual

Complementar a apresentação de projeto com demonstrações em programas de realidade virtual é uma forma de surpreender seu cliente. Tais ferramentas permitem que seu projeto seja visualizado de forma mais concreta e asseguram sua viabilidade.

Pesquise quais softwares vão atender melhor os detalhes do projeto e se dedique a aprender todas as suas funcionalidades. Quanto melhor você souber trabalhar com eles, melhores serão os resultados das imagens.

3. Determine uma ordem para apresentar as ideias

Desenvolver uma apresentação de projeto bem organizada é a melhor maneira de garantir que seja plenamente entendido. Afinal, a instalação de um CFTV (Circuito Fechado de Televisão) no condomínio ou um Home Theater doméstico pode não ser nada fácil para quem não trabalha com isso.

Veja quais ideias devem ser priorizadas para a abordagem inicial e determine uma ordem para apresentá-las. Assim, os diversos pontos do seu assunto não ficarão perdidos e seguirão uma linha de raciocínio com início, meio e fim.

Inicie sua fala explicando o objetivo do projeto e quais são as necessidades atendidas por ele. Em seguida, detalhe suas funções e mostre como ele se destaca dos projetos concorrentes.

Finalize de forma criativa, assegurando ao cliente que aquilo que você oferece é sim o melhor para ele.

4. Proporcione um ambiente agradável

Quando o cliente se sente à vontade em um ambiente, ele também se mostrará mais receptivo à discussão e apreensão de ideias. Procure escolher um local mais tranquilo para apresentar seu projeto, que favoreça a concentração e seja confortável.

Servir café, suco ou água também é uma gentileza a ser aplicada nessa ocasião. O cliente se sentirá acolhido e com muito mais disposição para ouvir o que você tem a dizer.

Caso a formalidade não seja exigida, é permitido introduzir assuntos leves, em breve tom de bate-papo, a fim de ganhar a simpatia do cliente e construir o caminho para aprovação. Essa é uma boa tática, caso a reunião seja por meio de videoconferência.

A reunião para a apresentação de projeto é uma forma de se aproximar do seu cliente e de passar a entendê-lo de verdade. Sempre ofereça a ele o que você tem de melhor! É assim que os relacionamentos são construídos e a sua imagem passa uma excelente impressão.

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