Como o tratamento acústico pode melhorar a sonorização de ambientes

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao receber o pedido de implementação da sonorização de ambientes em seus projetos, é preciso atentar para a diferença entre tratamento acústico e isolamento acústico.

Isso porque esses dois itens devem dialogar, a fim de garantir o conforto de todos, melhorando a qualidade do som interior e evitando a difusão do mesmo para outros ambientes.

O bom é que, com as novas tecnologias, é possível incrementar a utilização de sistemas sonoros nos mais variados recintos.

Quer saber como o tratamento acústico pode melhorar a sonorização de ambientes? Então, confira as nossas informações e garanta a satisfação da sua clientela!

A diferença entre isolamento e tratamento acústico

Os dois trabalhos visam melhorar o conforto auditivo das pessoas no interior e no exterior do espaço sonorizado.

O tratamento acústico é feito para minimizar a quantidade de ruídos dentro do ambiente. Ele consiste na instalação de itens para melhorar a propagação e a absorção do som no ambiente.

Já o isolamento acústico é instalado para evitar que o som ambiente se propague para o exterior e que os sons externos adentrem o ambiente.

Como é feito o tratamento acústico

Para preparar o ambiente que vai receber equipamentos de som é importante observar os seguintes fatores:

  • controle da fonte sonora;
  • minimização dos riscos de escapamento do som;
  • garantia da qualidade sonora dentro do recinto.

Algumas intervenções na estrutura e no layout do recinto, podem melhorar a qualidade do som nos mais diversos locais.

Conheça algumas dicas para tratamento acústico, a fim de levar conforto auditivo aos usuários dos mais variados ambientes, como sala de TV e de home theater:

  • instale painéis de madeira revestidos por tecido na parede onde ficará a tela da TV ou de projeção, a fim de difundir melhor o som;
  • faça o revestimento das demais paredes com painéis cobertos com espuma acústica, para melhorar a absorção do som;
  • se possível, cubra o piso com carpete e coloque tapetes de boa qualidade sobre ele e instale, ainda, forro acústico no teto;
  • utilize cortinas e persianas para cobrir as janelas e portas de vidro, pois elas potencializam a reverberação;
  • dê preferência a uma decoração minimalista, já que objetos decorativos costumam vibrar, em contato com as ondas sonoras;
  • escolha sofás revestidos de tecidos, a fim cobrir boa parte do espaço e melhorar a acústica.

Agora que você conhece melhor como promover o tratamento acústico, aproveite para incorporar a sonorização de ambientes aos seus projetos! Aposte na automação residencial e, certamente, você valorizará o seu trabalho!

Afinal, ela vai otimizar o uso e melhorar a qualidade do sistema de som, facilitando e alegrando a vida de seus clientes! Então, vale a pena apresentar e essa solução tecnológica a eles.

Dessa forma, você mostrará que está sempre antenado e pronto para trabalhar com o que há de mais eficiente e moderno. Esse diferencial, com certeza, vai alavancar a sua carreira e divulgar o seu nome no meio.

E aí, gostou de saber como é feito o tratamento acústico e quer saber tudo sobre os benefícios da automação residencial? Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *